terça-feira, 14 de junho de 2011

Confira, na íntegra, as entrevistas realizadas pelos estudantes de jornalismo, Anderson Ferreira e Natália Silva, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) com os pregadores do VI Cenáculo:

Pe. Sátiro Bezerra do Prado Fernandes é Diretor Espiritual da Renovação Carismática Católica (RCC), da Diocese de Caetité. É também reitor do Seminário São José, de Caetité. Natural de Matina, no Sudoeste da Bahia, ordenou-se sacerdote em 19 de fevereiro de 2006. No último sábado (11/06) esteve no VI Cenáculo para presidir a Celebração da Santa Missa.

“O Cenáculo desperta no coração das pessoas o sentido de Deus”
(Pe. Sátiro)

Anderson Ferreira: Como o senhor vê a realização de encontros como o Cenáculo em nossa diocese?
Pe. Sátiro: Eu vejo como uma coisa muito positiva, porque desperta no coração das pessoas o sentido de Deus. Então é necessário que num mundo, como o de hoje, marcado por situações de violência, de desrespeito e de incredulidade, esse é um espaço interessante de formação para a paz, porque onde há esse espírito de Deus as pessoas vão sendo formadas para terem comportamentos melhores.

Anderson Ferreira: Como Diretor Espiritual da Renovação Carismática da Diocese da Caetité, qual a sua avaliação da presença da renovação em nossa diocese?
Pe. Sátiro: A RCC tem exercido um papel fundamental na Diocese de Caetité. Ao longo do tempo, tem dado sinais de muita maturidade, de crescimento e de ajuda. As paróquias onde tem RCC sempre têm mostrado muita alegria pela presença do grupo até porque os membros da RCC são cada vez mais estimulados a colaborar com o serviço da paróquia. Então, são aquelas pessoas que na “hora H” estão ali para ajudar, para atuar naquilo que for preciso, com muito amor. Tanto aqui em Malhada como também em Caetité e nas várias realidades onde agente tem informação, a RCC tem sido uma verdadeira benção para o serviço da nossa igreja.

Anderson Ferreira: O Cenáculo deste ano acontece junto a Festa de Pentecostes. O que essa festa representa para nós católicos?
Pe. Sátiro: Acredito que foi uma coisa interessante que aconteceu. O Cenáculo é justamente voltar àquela experiência apostólica em que os apóstolos estão reunidos na expectativa do Espírito Santo. E é o que a igreja está vivendo agora. Então, tem tudo a ver a realização do Cenáculo com a Festa de Pentecostes. Quer dizer um povo que não está desatento, mas que está vigilante, atento ao Deus que nos fala ao coração nos nossos tempos. E a Festa de Pentecostes significa para a Igreja um despertar. Que ela não haja somente por suas forças, mas que o próprio Deus venha acompanhando com seus passos pela história.

Natália Silva: Como já foi dito, o senhor é Diretor Espiritual da RCC da diocese. Qual é o seu trabalho dentro desse movimento?
Pe. Sátiro: O meu trabalho é de acompanhamento, em nome da igreja, com esse serviço que é a RCC. Porque cada pastoral, cada movimento da igreja tem sempre um padre que acompanha aquele serviço, aquela pastoral ou aquele movimento. Eu acompanho a Renovação Carismática para ajudar no discernimento, para não fugir daquilo que é orientação da Igreja e que é da vontade de Deus. Meu serviço específico de dá na reunião do conselho da Renovação Carismática que acontece em Caetité, onde se reuni todos os representantes da RCC das várias paróquias da diocese.  É lá que se traçam as linhas mestras que deverá articular a unidade em toda a diocese, para que agente não fale várias línguas e haja confusão, mas que a caminhada da Renovação Carismática esteja dentro da caminhada da igreja na diocese, dentro da caminhada da igreja no Brasil.

Natália Silva: Qual a sua opinião a respeito das pessoas mais conservadoras de nossa igreja que tem certo receio pela RCC?
Pe. Sátiro: Eu acredito que todos na igreja são importantes. Os grupos, as pastorais, os movimentos eles são importantes por isso agente tem que sentar junto, dialogar, um aprender com o outro, por que a igreja ela não é uma uniformidade, ela é uma diversidade que depois se torna uma unidade, a partir do dialogo entre as pessoas. Que ninguém se feche, nem a renovação se feche a outro grupo nem outro grupo se feche a renovação, de dialogar e de descobrir o positivo, o bonito que tem em um e outro.

Natália Silva: Essa é a sua segunda vez em nossa cidade. Qual é a imagem que o senhor tem de nossa paróquia?
Pe. Sátiro: Desde quando eu cheguei uma coisa muito interessante aqui é o espírito de acolhida das pessoas. Fui acolhido de diversas maneiras e acho que o povo de Malhada já traz essa virtude de ser um povo acolhedor, isso é um sinal profundo de espiritualidade, de presença de Deus. Eu quero agradecer essa acolhida que eu tive aqui. Uma cidade também bonita limpa, organizada. Então parabenizo vocês e que vocês ajudem para essa cidade seja sempre mais uma cidade que preserva os valores de Deus.



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário