terça-feira, 14 de junho de 2011

Ricardo dos Santos é fundador e coordenador-geral da Missão Apostólica Sagrada Face, de Guanambi. Está na Renovação Carismática Católica desde 1996 e, mais uma vez, foi um dos pregadores do Cenáculo.

“Esse é o nosso sonho: pregar Jesus e deixar que Ele seja pregado em nossa vida”.
(Ricardo Dos Santos)

Anderson Ferreira: Ricardo você já participou de todos ou quase todos os cenáculos. Fale um pouco desses encontros.
Ricardo: O Cenáculo, hoje, é uma grande realidade na nossa diocese. Este é o sexto cenáculo e este encontro tem feito grandes maravilhas na vida de muitas pessoas, não somente de Malhada de Pedras, mas da região que tem acompanhado o primeiro, o segundo, o terceiro, o quarto, o quinto. Essas pessoas têm vivido na própria vida a grande evolução do amor de Deus, da bondade de Deus, da misericórdia de Deus. Então, é um evento de grande importância para paróquia, para diocese e para toda comunidade.

Anderson Ferreira: A igreja celebra neste domingo (12/06) a Festa de Pentecostes. Como viver o pentecostes nos dias atuais?
Ricardo: Pentecostes é uma realidade na Igreja. A Renovação Carismática Católica suscitou o pentecostes na Igreja. Então o pentecostes é para ser vivido em todos os grupos de oração. E deve também ser vivido em todos os dias da nossa vida, de manhã, à tarde e a noite. Não tem como viver o pentecostes somente uma vez por ano. É assim que deve ser a nossa vida, vivendo o pentecostes todos os dias para que nós consigamos alcançar o objetivo de Deus em nossa vida.

Natália Silva: Como você vê, hoje, a presença da Renovação Carismática na nossa Igreja?
Ricardo: A renovação Carismática, hoje, é a alegria da Igreja. Podemos dizer que a RCC vem trazer essa alegria, esse amor, essa restauração, essa força. Não que esteja faltando, mas que precisa ser vivida dentro da Igreja. Então a renovação ela veio fazer fluir isso novamente na Igreja.

Natália Silva: Em nossa Igreja ainda existem muitas pessoas que são muito conservadoras em relação à renovação carismática. O que você diria para essas pessoas?
Ricardo: Cada um tem seu jeito, sua maneira, seu estilo. Então, são pessoas que vivem Deus de uma forma maravilhosa, porém essas pessoas elas não merecem críticas, elas merecem, justamente, que vivam de acordo com as suas concepções. Nós vivemos de acordo com a nossa concepção, dentro da RCC. É por isso que a igreja é bonita. Porque ela tem essa diversidade. E essa diversidade faz com que a nossa igreja seja a melhor igreja da face da terra.

Natália Silva: Como é o seu trabalho dentro da renovação, quando começou?
Meu trabalho na igreja começou em agosto de 1996 a 1997. Graças a Deus eu conheci a RCC nessa data. Nesses treze, quatorze anos Deus tem feito maravilhas na minha vida. Logo depois de um ano e meio a dois anos Ele me levantou dentro da diocese pregando a palavra no Grupo de Oração Jesus te ama, depois no Grupo de Jovens Jesus te ama. Em seguida, nós tivemos o Ministério de Teatro Bom Pastor e depois, de uns cinco a seis anos, conseguimos trazer a realidade do coração de Deus para nossa vida, principalmente em Guanambi. A Missão Apostólica Sagrada Face da qual sou fundador e coordenador geral é uma realidade muito bonita dentro da diocese, através da qual muita gente tem conhecido nosso trabalho. Um trabalho sério, feito por mais de 30 pessoas consagradas a Jesus, consagradas a misericórdia do Senhor. E a tendência desse trabalho é crescer. Esse é o nosso sonho: pregar Jesus e deixar que Jesus seja pregado na nossa vida.

Anderson Ferreira: Fale um pouco do momento de adoração que tivemos nesta manhã (12), do significado que momentos como esse tem para nós católicos.
Ricardo: A adoração ela está sendo perdida em alguns instantes da nossa Igreja. Ela precisa ser resgatada, assim como a alegria que RCC está resgatando para a Igreja. Como pode um cristão viver sem adorar o Senhor? Eu fico imaginando o ser humano que passa o dia todo sem comer, sem tomar água. O corpo físico precisa da água do alimento e o corpo espiritual precisa adorar o Senhor. Porque nós iremos viver uma eternidade com Aquele que nos ama, que é Apaixonado por nós. Nós não podemos ter vergonha de expressar o nosso amor por Jesus. Nós não podemos ter receio de expressar o quanto nós O amamos, O adoramos. Então, a RCC, filhos e filhas da Igreja precisam resgatar a grande força da adoração. A adoração ela tem o poder, a graça de derrubar muitas barreiras, de quebrar muitas correntes. E é isso que nós precisamos resgatar hoje. A partir de hoje eu acredito que Malhada de Pedras vai viver, vai conviver com um povo adorador.

Anderson Ferreira: O que você diria para as pessoas que ainda não valorizam encontros como o Cenáculo?
Ricardo: Eu diria que sempre há uma oportunidade para essas pessoas de poder estar aqui junto com a gente. Mas se não pôde vir, não deu pra vir, tem o Grupo de Oração na terça, tem o Ministério Jovem, tem a Santa Missa. Então essas pessoas que não puderam estar aqui, elas precisam entrar no seu quarto, dobrar seu joelho e reconhecer que existe um Deus sobre a vida delas, sobre a família delas e que nada está perdido. Porque muitas pessoas acreditam que tudo está perdido, muitas vezes, não tem ânimo, não tem desejo, alegria de sair de casa para participar de um encontro como esse, porque perderam a esperança, a alegria, a motivação. Mas eu digo, hoje, em nome de Jesus, existe uma saída e a saída é Jesus. Só existe uma porta e a porta é Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário