segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Trabalho produzido pelos alunos: Anderson Ferreira, Paula Pereira, Luciana Oliveira, Daniela Viana, Rosy Lima, Ismar Gotado e Pedro Passos, a partir da entrevista coletiva com Camilo Aggio (UFBA)

Eleições em época de palanque digital
Especilista em comunicação e política revela os caminhos do marketing eleitoral
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjjDi4hRLUWpIzBbvNrrnlLjkLRN4qGM6RmAFGJVOgYtcPGjZNtYWwAoYqKKNTQkr-RUkeDETblCxJl7BnBeLs49nZpG4Vz8xn_6GS3t7gCVJyQpxecANVucrFwLt2NEMIRmc2w_fToq7s/s1600/camilo.jpg
Camilo Aggio

      Facebook, twitter, orkut, youtube e outros nomes bem conhecidos entre os internautas brasileiros transformaram-se em sensação nas últimas eleições. Com uma legislação eleitoral que deu mais liberdade para o uso da internet, as campanhas usaram e abusaram das ferramentas virtuais na tentativa de seduzir os eleitores.
      Com o objetivo de entender melhor o assunto, a turma do segundo semestre de jornalismo da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia recebeu o mestre em comunicação e profissional do Marketing eleitoral, Camilo Aggio, numa entrevista coletiva, dia 21 de agosto.
       Segundo dados da internet Word Stats, o Brasil possui a maior população de internautas da América Latina e a quinta maior do mundo. São 72 milhões de brasileiros na rede mundial. Além disso, o país já ocupa o 2º lugar no ranking de twiteiros, com mais de 10 milhões de contas. Esses números impressionantes tendem a continuar expandindo.
        Com um terreno tão fértil as campanhas não poderiam deixar de usar esses espaços no trabalho de convencimento e conquista de votos. Para Camilo, o uso da internet só traz benefícios para os cidadãos, que podem ter acesso a volume maior de informações sobre os candidatos. Segundo ele, até 2008, era legalmente permitida somente a utilização de websites.
         Já esse ano com mais liberdade, candidatos com orçamento pequeno e espaço reduzido no horário eleitoral gratuito, conseguiram visibilidade a partir da internet. Esses fenômenos, conforme Aggio, forçaram uma mudança na postura dos grandes veículos de comunicação, que passaram a cobrir também essas campanhas.
         Mas, se por um lado a internet facilita e amplia a divulgação dos candidatos e suas propostas, ela também guarda desafios e armadilhas. Para Camilo Aggio, todo cuidado é pouco. Conhecer as possibilidades da rede, como funcionam as ferramentas, preparar os conteúdos com acuidade e veicular sempre informações verdadeiras são alguns conselhos do profissional. Para isso ele ainda reforça o papel das assessorias de comunicação, estruturas capazes de formatar estratégias específicas para a internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário