quarta-feira, 6 de outubro de 2010


Lula visita obras em Rondônia e diz preocupar-se com o meio ambiente e a comunidade local.
Por Anderson Ferreira 

Canteiro de obras da Hidrelétrica de Jirau, no Rio Madeira                   
                                                Canteiro de obras da Hidrelétrica de Jirau, no Rio Madeira
                                                        (Foto: Eliênio Nascimento/AG. Imagem News)

Nesta segunda-feira, 16, em seu programa semanal de rádio, o Presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, demonstrou a sua preocupação com o meio ambiente e com a vida das comunidades que vivem próximas às obras das usinas hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau, no estado de Rondônia. “Temos consciência de que é preciso preservar o meio ambiente e cuidar para que a comunidade – sejam trabalhadores, pequenos proprietários ou indígenas – possa viver dignamente, sem ser prejudicada pela hidrelétrica”, afirmou Lula.


Segundo o presidente, que visitou as obras na semana passada, as duas usinas irão produzir juntas quase 7.000 megawatts e já estão gerando por volta de 25 mil empregos. “Muitas pessoas estão sendo formadas e preparadas para trabalhar nessa empresa. Portanto, nós estamos qualificando uma mão-de-obra que não existia mais no Brasil, porque o país tinha deixado de investir em grandes projetos de infra-estrutura, sobretudo na questão energética”.

Vista aérea obra de Santo Antonio Energia 
                                                                     Canteiro de obras da UHE de Santo Antônio 
                                                                   (Foto: Eliênio Nascimento/AG. Imagem News)

O início da produção de energia, em Santo Antônio e Jirau, está previsto para 2011 e 2012, respectivamente. De acordo o presidente, o tempo de construção das duas usinas deverá ser um recorde mundial.
             
Lula também se disse orgulhoso de estar aproveitando o potencial hídrico do país. “Poucos países do mundo têm o potencial que o Brasil tem de produzir energia a partir da água”, encerrou o presidente.

(Texto produzido a partir de uma entrevista do Presidente Lula em seu programa semanal de rádio, em 16 de agosto de 2010)

Nenhum comentário:

Postar um comentário