sexta-feira, 17 de setembro de 2010

O que é Notícia?
Notícia é um relato de um acontecimento atual e verdadeiro, com objetividade, ou seja, tratada com o máximo de rigor, não admitindo que o jornalista dê a sua opinião ou faça comentários aos fatos apresentados, pois os fatos devem falar por si. A notícia tem que ser capaz de despertar o interesse dos seus leitores e também tem que ser breve, sucinta e concisa.
Quanto à estrutura, a noticia é composta por 3 partes: o titulo, o lead e o corpo da notícia e segue a técnica da pirâmide invertida, ou seja, das informações mais importantes para as menos importantes.
O título deve ser curto, preciso e adequado ao conteúdo do artigo e ainda pode ter antetítulo e subtítulo.
O lead resume a noticia ao mesmo tempo que deve dar o máximo de informação respondendo ás seis questões: Quem?; O quê?; Quando?; Onde?; Como?; Porque?
O corpo da notícia tem como função desenvolver os temas iniciados no lead.

Segue, abaixo, exemplos de notícias:


Seis suspeitos de pedofilia são presos em Pernambuco.
Menino de 11 anos teria marcado encontros para suspeitos. Polícia investigava grupo havia três meses.

Depois de três meses de investigação, seis suspeitos de pedofilia foram presos, na sexta-feira (17), em Gravatá (PE). Entre eles, estão dois idosos de 82 anos.

Segundo a polícia, um menino de 11 anos marcava os encontros e chegou a receber pagamento por isso. "Ele intermediou, muitas vezes, os contatos. Por dinheiro, também. No entanto, essa vontade é relativa. Para a lei, elas não têm esse discernimento”, disse a delegada Alessandra Brito.

O menino que marcava os encontros também é considerado vítima. Crianças e adolescentes que tiveram contato com os homens presos foram encaminhados ao Conselho Tutelar.

Do G1, em São Paulo, com informações do pe360graus.com/Globo Nordeste.





Marina Silva faz comício em Vitória da Conquista. 
Por Anderson Ferreira

        Da esq. para à dir., Candidatos :Ricardo Marques (deputado estadual), Edison Duarte (senador), Marina Silva (presidente) e Luís Bassuma (governador), todos do PV.
Foto: Anderson Ferreira



            A candidata pelo Partido Verde (PV) à sucessão presidencial cumpriu agenda de campanha nesta sexta-feira, 17, em Vitória da Conquista, acompanhada pelos candidatos ao Governo do Estado, Luís Bassuma, e ao Senado, Edison Duarte, ambos do PV, além dos Deputados Estaduais e Federais pelo mesmo partido. Marina Silva desembarcou, com atraso, no Aeroporto Pedro Otacílio Figueiredo, no início da tarde, e seguiu em carreata para a Praça Barão do Rio Branco onde fez comício. Antes do ato político, a candidata concedeu uma coletiva à imprensa.
            Durante a entrevista, Marina não quis comentar as denúncias de tráfico de influência envolvendo o filho da ex-Ministra Chefe da Casa Civil, Eurenice Guerra, e afirmou que as investigações estão nas mãos do Ministério Público.
            Marina Silva falou das propostas de governo, caso seja eleita. Segundo dados apresentados pela candidata, 40% das crianças que estão no ensino fundamental não chegam a 8ª série, 80% da população não tem saneamento básico e somente 13% dos municípios tem aterro sanitário. “É em nome desses desafios que estou aqui como candidata a Presidência da República, não para fazer um discurso fácil, do vale tudo, mas para me comprometer com uma política diferente, e isso em todos os níveis, no debate das propostas e no tratamento com os meus concorrentes. Estamos comprometidos em manter as conquistas, reparar os erros e enfrentar os desafios”, afirmou Marina.
            Questionada sobre a legalização do casamento gay, Marina disse “que não se pode ter uma atitude de ódio e discriminação com ninguém e por uma questão de consciência tem dito tanto para o público religioso quanto para a comunidade homossexual, da sua posição não favorável ao casamento, mas que defende os direitos civis da comunidade”.
            Marina também se demonstrou favorável à liberdade de imprensa, de expressão e de opinião. “O que a gente não pode ter é uma liberdade de expressão apenas para algumas opiniões”, assinalou.
            A candidata do PV também foi indagada acerca da Reforma Tributária. Ela afirmou que vai trabalhar para um processo constituinte exclusivo e, para isso, a reforma deverá obedecer três princípios: da progressividade, da transparência e da justiça tributária.
            Depois da coletiva, Marina Silva participou de um comício, na Praça Barão do Rio Branco, ao lado de candidatos aliados no estado. Além da presidenciável, os outros candidatos também se pronunciaram. Em seu discurso, Marina disse seguir um caminho diferente dos seus adversários. “Prefiro está sozinha [sem alianças] do que mal acompanhada”. A ex-ministra também falou da educação no país. “Tudo o que sou devo a educação. Mas, a educação que temos é atrasada, defasada, e a culpa não é do professor, mas de quem não a priorizou”.
            O compromisso de campanha da candidata, em Vitória da Conquista, terminou no fim da tarde. Na saída, Marina foi aclamada pela multidão que compareceu ao local. Daqui, ela partiu para Salvador onde participa, à noite, de um evento na Câmara de Vereadores da capital baiana.


Nenhum comentário:

Postar um comentário